sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Feliz Dia da Cerveja!


Abra uma lata, uma long neck, um litrão, peça um chope, encha o growler. Não interessa como, mas hoje é dia de erguer um brinde à bebida alcoólica mais vendida no mundo, e uma das mais antigas, a cerveja. Isso porque desde 2007 a primeira sexta-feira de agosto é comemorada pelo mundo como o Dia Internacional da Cerveja. Então hoje vale postar selfie com cerveja, usar as hashtags #IntlBeerDay e #InternationalBeerDay, chamar os amigos e até dar cerveja de presente.

A brincadeira começou numa mesa de bar nos Estados Unidos com quatro amigos, Avshalomov, Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez. Eles achavam que a bebida merecia uma data exclusiva para ser comemorada. No ano seguinte àquela ideia, em 2008, iniciaram a promoção da data, e logo ganharam adeptos de cerca de 50 países, inclusive no Brasil. Em 2011, por exemplo, o assunto foi Trending Topic no Twitter em inglês e em português.


Importância histórica

A cerveja tem uma longa história, que se mistura com a da civilização. A bebida se originou na região da Suméria há cerca de 9 mil anos atrás. E foi justamente para cultivar cevada que os sumérios estabeleceram os primeiros assentamentos da civilização, na região da Mesopotâmia.

A bebida também foi forma de pagamento para trabalhadores no antigo Egito, e era usada como alimento, por ser considerada um pão líquido. Na antiguidade, a cerveja também servia como uma forma segura de consumir água, pois purificava-a durante o processo de fabricação. A pasteurização, ao contrário do que se pensa, não foi descoberta por Louis Pasteur devido ao leite, mas sim em seus estudos com cerveja, e a refrigeração artificial, que hoje garante que tenhamos geladeira e condicionadores de ar, é outro benefício vindo da cerveja.
Então, bora comemorar. Um brinde!

0 comentários:

Postar um comentário