quarta-feira, 3 de maio de 2017

Project Brasii


(imagem divulgação)
Olá Cervejeiros!

Hoje vamos falar do Project Brasii, encabeçado pelo chef e sommelier Allan Cunha (Curitiba - PR) que está criando cervejas que harmonizam com pratos específicos da cozinha Nacional e Mundial.
Como assim? Já não existe isso? Bem, hoje em dia, dizemos que tal cerveja harmoniza com um carnes, peixes, etc, mas não com um prato específico. 

Uma das cervejas apresentadas, se chama MOQUECA, e sim, harmoniza com uma boa e velha moqueca de peixe.

Na feira internacional BrauBeviale, ela foi apresentada e a galera curtiu!
Ela é uma cerveja estilo Saison/Farmhouse Ale (6,8%ABV) com leveduras oriundas de flor de maracujá e cana-de-açucar, fornecidas pela Bio4 Tecnologia. As receitas do prato(moqueca) e da bebida estão disponibilizadas na embalagem, para quem quiser produzi-las em casa. 

Outras cervejas do projeto são a Rollmops, tradicional prato curitibano de sardinha enrolada na cebola.

 No estilo Lichtenhainer, a grande sacada está no processo de acidificação, já que os melhores maltes acidificados disponíveis atualmente no mercado usam de outros métodos para tal. Na Maltes Catarinenses ele é submetido ao processo natural pelos micro-organismos presentes no próprio grão, seguido de um processo de secagem e cura que tem por objetivo desenvolver cor, aroma e sabor característicos de maltes secos a temperaturas um pouco mais elevadas do que os maltes mais claros. 




vídeo Divulgação

Outra cerveja que está saindo é a Fried Chicken, que combina com o frango frito do Kentucky.



Foi produzida a receita em Louisville (EUA) com a cervejaria Against the Grain, e é composta de uma Amber Ale com Sorgo, Pimenta e Tomilho Limão. 
Vídeo Divulgação

E ainda tem a Brasil Pork Ribs,  que está em produção, e sabemos que utilizará levedura extraída de CACHAÇA! 

Cada cerveja é criada por um mestre cervejeiro e cozinheiro diferente. O projeto da Rollmops, por exemplo, é criada pelo mestre cervejeira da BRUXA/UNIKA Cervejaria. 


0 comentários:

Postar um comentário